Mato Grosso, Ter�a-Feira, 14 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b>Flash:</b> tem início sessão do Consuni em Cáceres
<b>Flash:</b> tem início sessão do Consuni em Cáceres
13/03/2007 11:06:30
por Coordenadoria de Comunicação Social

Teve início esta manhã (13.03) em Cáceres a Sessão Extraordinária do Conselho Superior Universitário (Consuni) da Unemat. As pautas prioritárias são o orçamento da Universidade para o ano de 2007 e a reforma sistêmica proposta pelo Governo do Estado.

A reunião teve início com a posse dos novos conselheiros. Dentre eles: o Vice-Reitor Elias Januário, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) Carolina Joana da Silva, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura (PROEC), Ilário Satrub, Pró-Reitor de Ensino e Graduação (PROEG), Agnaldo Rodrigues e a Pró-Reitora de Administração (PRAD) Anapaula Vargas. Além dos coordenadores regionais Silvia Regina (Pontes e Lacerda), Fiorelo Picoli (Sinop) e do representante docente, José Leão Portela de Tangará da Serra.

Na ocasião, o presidente do Consuni, Reitor Taisir Karim, abriu a sessão dando as boas-vindas aos conselheiros e reforçou a importância dos trabalhos para a democracia interna. “A Unemat cresceu muito nesses últimos anos. Hoje estamos presentes em cerca de 120 municípios do Estado. Por isso a Universidade deve ser planejada em toda a sua dimensão”.

O Vice-reitor Elias Januário apontou que este momento contribui para pensar a Universidade em conjunto. “Esperamos que este encontro promova o debate e diálogo para o entendimento de uma Universidade que queremos”.

A Pró-Reitora Carolina Joana afirmou que a pesquisa está sendo estruturada a partir das potencialidades e demandas de cada região. “Nesse sentido vamos nos reunir em todos os campi para ouvir quais as áreas prioritárias. Em Pontes e Lacerda já ocorreu um encontro e, agora haverá outro em Cáceres”, pontuou.

Já a gestora AnaPaula pontuou que esta nova estrutura foi institucionalizada em 1 de março, portanto ainda está em fase de construção. “Temos como finalidade conciliar padrões gerais em todos os campi, buscando eficiência e maior eficácia na gestão, sem comprometer as atividades fim da Instituição: ensino, pesquisa e extensão”.

Paralelamente, o Pró-Reitor Agnaldo Rodrigues (PROEG) ressaltou que muitas ações relacionadas ao ensino precisam ser repensadas e constantemente reavaliadas. Dentre os pontos principais, ressaltou, “temos que trabalhar pela automação das bibliotecas, revisão da normatização acadêmica e políticas pedagógicas”.

A Extensão também foi tema de considerações. De acordo com o Pró-Reitor Ilário Straub, já foram encaminhados 130 propostas de projetos de cultura e extensão em resposta ao edital aberto em dezembro do ano passado.

Outro ponto de pauta foi a questão orçamentária da Universidade para o ano que se inicia e de 2006. “O orçamento da Unemat deve ser pensado de maneira diversa de outras secretarias de estado, pois as atividades que exerce demandam estrutura diferenciada”.

Ao todo, estão reunidos 40 representantes. Também são conselheiros natos do Consuni, Reitor, Vice-Reitor, todos os pró-reitores, coordenadores de campi e conselheiros eleitos: representantes docentes, discentes e servidores.

A Sessão Extraordinário segue durante todo o dia, no Museu da Unemat em Cáceres.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24685 | Impressões: 140667
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada